terça-feira, 1 de maio de 2012

Jeito: Uma Palavra Muito Usada no Português Brasileiro

A palavra "jeito" sozinha significa maneira, mas ela também pode ser usada de mil jeitos, e vai ter um significado diferente, dependendo da expressão e do contexto em que estiver inserida.
Confira abaixo algumas delas:



Fazer algo com Jeito: com habilidade
É preciso saber dar injeção com jeito, se não, dói muito!
Este trabalho é muito complicado, é preciso fazê-lo com jeitinho!

 Dar um Jeito: encontrar uma solução
Tenho muitas dívidas para pagar e estou sem dinheiro! Vou ter que me virar, dar um jeito!
Como não tinha farinha, eu dei um jeito e fiz o bolo com maizena.

Dar Um jeito em: consertar, arrumar
Hoje vou dar um jeito no meu cabelo: retocar raiz, alisar e fazer chapinha
Este menino está mal criado, preciso dar um jeito nele.

Levar Jeito Para: ter aptidão
Aline leva jeito para ser professora.
Eu não levo jeito para ser tia!

Mal Jeito: torcer, machucar
Dei uma mal jeito no meu pé e ele está doendo muito.
Meu pescoço está doendo porque dormi de mal jeito.

Ficar Sem Jeito: ficar com vergonha
Ana ficou sem jeito na apresentação, eram muitas pessoas olhando para ela.
Sempre fico sem jeito quando tenho que falar em público.




Um comentário:

  1. Muito interessante e explicativo Paula, vou aproveitar dos exemplos! María

    ResponderExcluir