segunda-feira, 13 de agosto de 2012

FUTURO DO SUBJUNTIVO


FUTURO DO SUBJUNTIVO

O Futuro do Subjuntivo é usado para indicar eventualidade no futuro. Uma ação que pode ocorrer no futuro, que não é certa, mas é provável.
Geralmente vem acompanhada de um oração principal com verbo no

Ø  Futuro do indicativo.
Quando eu chegar ao Brasil, encontrarei meus amigos.


Também pode vir acompanhado dos seguintes verbos:

Ø  Presente do Indicativo:
Quando eu for ao Brasil, quero conhecer percorrer todas as praias.

Ø  Presente do Subjuntivo:
Quando eu for ao Brasil, talvez visite o Corcovado.

Ø  Imperativo
Quando eu for ao Brasil, receba-me no aeroporto.


O Futuro do Subjuntivo acompanha as seguintes conjunções:


 QUANDO – SE –  ENQUANTO – ASSIM QUE - LOGO QUE -  DEPOIS QUE- COMO -  À MEDIDA QUE -

Logo que você chegar, me telefone!
Assim que eu chegar, te telefono.
Sempre que você sair, leve sua chave.

A conjugação do Futuro do Subjuntivo é feita substituindo-se a terminação –AM da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo pelas seguintes terminações:

Eu                              
Você/ele/ela             
Nós                              MOS
Vocês/eles/elas          EM

Eles chegaram >  Quando eu chegar                      
                             Quando você chegar  
                             Quando nós chegarMOS                                                                                                                  
                             Quando eles chegarEM

Eles trouxeram > Quando eu trouxer
                             Quando você trouxer
                             Quando nós trouxerMOS
                             Quando vocês trouxerEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário